casamento-hellen-fotografia-profissional

_SOBRE

"Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão." - Quem disse isso foi Paulo Freire, em Pedagogia do Oprimido, pedagogo que trouxe novos caminhos na educação brasileira. Tomando a frase emprestada, pensamos em um curso sem rótulos comerciais, vendáveis (o que é um desafio). Não acreditamos ter a fórmula secreta, não temos os cinco passos para o sucesso. Nada disso... O que existe é escuta, movimento, ferramentas, reflexão, conhecimento testado. A partir disso, cada um constrói uma trajetória - conhecendo seu corpo, suas limitações, sua rotina e seus desejos.

O Foto II é um curso que tem como fundamento o contato direto entre aluno e profissionais atuantes no mercado. A partir desse contato, é possível desenvolver a fotografia como ferramenta de trabalho, antecipar experiências e permitir aproximação com as várias faces da fotografia. O aluno aprenderá estratégias de manuseio de equipamento, iluminação e pós-produção. Além dos conhecimentos específicos de cada área, receberá informações atualizadas sobre carreira e mercado, e orientação de desenvolvimento de projeto/portfólio.

_POR QUE UM CURSO LIVRE?

O curso livre é um espaço independente de atos regimentais indicados pelo MEC. Apesar de um diploma brilhar aos olhos, sabemos que ele pouco importa no fechamento de um contrato. O curso foi desenhado em várias reuniões com profissionais atuantes na cidade e assinado pela Paula Machado - autodidata, pesquisa e estuda as linhas de educação de Paulo Freire e Edgar Morin, a teoria crítica de Adorno, Benjamin e a teoria situacionista de Guy Debord.  

Além disso, o mercado é dinâmico e cursos regulares são rígidos, de lenta adaptação. Um curso regulamentado pelo MEC demora alguns anos para estar alinhado com as demandas reais do mercado. É o problema também das Universidades. Por mais que desenvolvam conhecimento acadêmico, muitas vezes está desalinhado com o panorama real do mercado.

Dessa maneira, podemos propor uma estrutura de planejamento curricular LIVRE, DINÂMICO E PRÁTICO.

No fim do ciclo, um corpo de profissionais atuantes no mercado avaliará seu projeto final. 

_É UM CURSO PROFISSIONAL?

Depende do que você fizer com as informações recebidas. Temos cinco aulas sobre fotografia como negócio além de orientações de projeto realizadas individualmente. Estudamos ferramentas fundamentais para permitir um trabalho na área - como precificação, plano de negócios, estratégias de comunicação, portfólio, edição, pós produção. É um curso para você entrar em contato com a fotografia em sua dimensão trabalho. 

_PROGRAMA

O programa de aula foi pensado com base em três dimensões indissociáveis: ser humano (você), portando uma ferramenta (equipamento fotográfico) em determinada aplicação (trabalho). 

 

Quem é você? O que você busca? De que condição quer sair? Qual sua rotina? Qual é seu repertório e sua bagagem?

Como usar a ferramenta? Qual a melhor ferramenta para você? Como ela funciona?

Como trabalhar? Como monetizar um ofício? Quais são as outras habilidades que preciso para transformar a fotografia em uma profissão?

 

_CRONOGRAMA

Bem vindo alunos

A fotografia é uma mentira

Futuro do Trabalho

Que equipamento comprar?

Técnica I - Exposição, Modos de medição

Técnica II - Cor, contrastes, alcance dinâmico

Técnica III - Foco e lentes

 

Iluminação natural e flash

Composição

Práticas criativas

Direção de cena

Referências visuais

 

Arquitetura

Paisagem

Direção afetiva

Estúdio

Casamento

Newborn

Retrato Criativo

Nu Artistico

Documental

Eventos Sociais

Moda / Editorial / Lifestyle

Fotografia Noturna 

 

Lightroom I - módulo biblioteca / gestão e fluxo de trabalho

Lightroom II - módulo revelação / tratamento

Lightroom III - presets, tratamento em lote, tratamento pontual

Lightroom IV - exportação e saídas de impressão

 

Fotografia como negócio I - plano de negócios / análise de mercado

Fotografia como negócio II - fluxograma de segmentos específicos

Fotografia como negócio III - gestão financeira / precificação

Fotografia como negócio IV - marketing / comunicação online e offline / venda

Fotografia como negócio V - contrato e prazos / direitos de uso de imagem / portfólio / postura

 

Avaliação de projeto / Encerramento

_Professores

paula-machado

paula machado

Fotógrafa, produtora cultural e educadora, já esteve em mais de quinze cidades do interior do Estado ministrando oficinas de fotografia, pós-produção e diagramação. Já lecionou para os mais diversos públicos - entre eles, deficientes visuais, crianças e terceira idade. Atualmente coordena e ministra cursos no Ateliê e a produção do NEF - Núcleo de Estudos em Fotografia.

celso-mellani-estudio

Celso Mellani

Graduado em Design pela UNESP, Celso Mellani iniciou sua carreira nos anos 80 e é a nossa referência em foto de arquitetura. O fotógrafo é especialista em publicidade, retratos e também possui trabalho autoral. Já fez campanhas para Bruna Semijóias e Provence. Tem dois livros publicados com a cidade de Bauru como tema.

+info

Dani Bonachella

Daniella Bonachella é formada em Artes pela UNESP e se inspira nas obras de Klimt, Egon Schiele e Sérgio Ferro para criar obras delicadas e sensuais. A artista esteve em Londres em 2011, na galeria Debut Contemporary, recebendo mentorias acerca de arte.  Em 2013 fundou a DOMI galeria de arte online - espaço para divulgar trabalhos de artistas, fotógrafos e ilustradores do Brasil e América do Sul em diferentes estágios de suas carreiras.

+info

joao-correia-filho

João Correia

João Correia Filho é fotojornalista com especialização em Jornalismo Literário. Atua na área desde 1995 e desenvolve projetos que envolvem fotografia e literatura, tendo realizado importantes exposições individuais e publicado em diversos jornais e revistas no Brasil e no exterior. É autor (foto e texto) de Lisboa em Pessoa, que inaugurou um novo estilo de livros de viagem e foi um dos ganhadores do Prêmio Jabuti 2012.

joice-reche-le-petit-photographie

Joice reche

 

Joice Reche é proprietária do estúdio Le Petit Photographie e é especializada em newborn. Bióloga de formação, tem dedicado os últimos quatro anos à fotografia de recém-nascidos - e já se destaca na cidade.

+info

willian-olivato-fotografo

Willian Olivato

Wilian Olivato se graduou em jornalismo pela Unesp e trabalhou em uma ONG por uma década. Esteve em tribos, países para onde as pessoas não desejam viajar. Hoje, além do mercado editorial e publicitário, também é fotógrafo de casamentos pela Casa Lume.

 

+info

 

rogerio-lopes

Rogério lopes

Proprietário da Emovere Filmes, Rogério Lopes Fotografia e Emovere Baby. Designer, fotógrafo, filmmaker e empreendedor, sua especialidade é foto e vídeo de casamentos. 

 

+info

gabriel-woelke

gabriel woelke

Se o corpo fala, a linguagem do Gabriel Woelke é a dança. O fotógrafo, que carrega da dança uma grande influência para o seu trabalho, desenvolve um trabalho autoral e conceitual. O artista venceu concursos como o “Sua Foto”, da revista National Geographic Brasil em Julho de 2014, colaborou com revistas da cidade de Bauru e atualmente segue vertentes como nu arte, retratos e fotografia experimental.

 

_INVESTIMENTO

R$5.280,00

em 12x R$440,00 (no cartão ou boleto)

_HORÁRIOS

Turma 1 - terças e quintas / noite

Terças e quintas, das 19h às 22h

 

Turma 2 - sábados

Sábados, das 9h às 18h

 

120h de carga horária total

 

 

_CADASTRO