MINHA ESTANTE - "DE MINHA TERRA À TERRA"

minhaestante_sebastiaosalgado-04.png

Toda terça vamos indicar um livro aqui no blog. O objetivo é incentivar a leitura, o estudo e aumentar o repertório cultural de vocês que gostam de fotografia, assim como a gente. 

O livro escolhido dessa semana é "De minha terra à Terra", de Isabelle Francq - uma biografia de Sebastião Salgado super deliciosa de ler. 

 

Sebastião diz que sua vida é a fotografia. Não gosta de ser chamado de fotojornalista, documentarista ou fotógrafo antropológico. Tem uma identidade. Seus projetos levam quase 10 anos para serem concluídos. Decidiu que sua fotografia teria três características específicas: grandes reportagens a longo prazo, todas em preto e branco e com temáticas sociais. 

Nascido no ano de 1944 em Aimorés, Minas Gerais, o fotógrafo percorreu o planeta e registrou imagens raríssimas. Reconhecido no mundo todo, Sebastião já ganhou prêmios como o de Melhor Repórter Fotográfico do Ano pelo Internacional Center of Photography de Nova York e o Grand Prix da Cidade de Paris.

No livro "De minha terra à Terra", o fotógrafo fala sobre sua trajetória desde economista refugiado até se tornar um dos mais importantes fotógrafos do mundo. Ao abrir o jogo, conta detalhes de sua intimidade e todas as dificuldades enfrentadas pelo caminho.

 

Para quem não conhece o fotógrafo, dá uma olhada nessa entrevista incrível. Aqui é possível ter uma dimensão de todo o seu trabalho.

 

E aí, alguém já conhecia o fotógrafo? Conta aí pra gente o que achou! :)