CINE SEXTA - O estilo inconfundível de Wes Anderson

Novidade do blog: Cine Sexta

Toda sexta-feira vamos falar sobre essa mistura deliciosa e inseparável que é a fotografia e o cinema. Nesta coluna você vai encontrar sugestão de filmes, diretores e dicas para aproveitar o fim de semana se divertindo e estudando ao mesmo tempo. 

ESPECIAL WES ANDERSON 

Nosso primeiro diretor escolhido é Wes Anderson, conhecido por filmes como O Grande Hotel Budapeste e Moorinse Kingdom, ambos indicados ao Oscar. Aclamado pela crítica e pela sua elevada precisão estética, o diretor é uma das maiores referências cinematográficas para fotógrafos, designers e produtores.

Vamos abordar quatro aspectos de sua obra: enquadramento, paleta de cores, figurino/cenário e composição. Se você deseja aprender fotografia de uma forma leve, descontraída e curte um cinema mais teatral, aposte na nossa dica da semana: o filme Moonrise Kindgom.

O filme conta a história do pequeno escoteiro super dotado de poderes intelectuais e de sobrevivência, Sam Shakusky e de sua namorada, Suzy Bishop, que decidem fugir juntos por se sentirem incompreendidos pelo mundo. Com um humor excêntrico muito característico do diretor, vale a pena tirar uma horinha para conferir essa obra prima!

DICA 1 - ENQUADRAMENTO E SIMETRIA

O primeiro recurso que vamos analisar na obra do diretor são os tipos de enquadramento. Dentre inúmeros elementos estéticos, a simetria é uma das características mais marcantes de seu trabalho. Ao utilizá-la tanto em planos abertos quanto em cenas de zoom, o diretor construiu um dos elementos estéticos mais importantes de seu trabalho. 

Captura de Tela 2016-04-15 às 12.01.02.png

Através de seus filmes é possível desenvolver um olhar mais aguçado em relação aos elementos da natureza e do nosso cotidiano. Vale refletir em que situações é possível utilizar a simetria como recurso estético. Se a intenção é representar equilíbrio e harmonia através de sua fotografia, essa é a opção certa.  

Anderson também valoriza os detalhes. A partir de um enquadramento chamado "from above", ou "de cima", somos presenteados com inúmeras cenas de livros, medalhas, binóculos, toca-discos e um conjunto de mini-parafernálias, todos filmadas de cima para baixo. Na composição fotográfica, é importante destacar os pequenos elementos que compõem uma cena. Eles ajudam a contar uma história e embelezam o trabalho. 

 

DICA 2 - PALETA DE CORES

O uso de muitas cores nos filmes de Wes Anderson não é uma coincidência, e sim, mais uma marca registrada de seus trabalhos, assim como o estilo de enquadramento. 

Em Moonrise Kingdom as cores predominantes são quentes, como o vermelho e o laranja, que trazem um sentimento de vivacidade como, por exemplo, alegria, amor e prazer; além do verde e do azul, relacionados aos elementos da natureza que fazem parte do cenário do filme.

Ao aprofundar mais a interpretação, podemos relacionar a cor vermelha do vestido de Suzy com a personalidade forte da personagem. Outra cor relacionada a ela é o rosa, mais uma vez mostrado em sua roupa de frio, dando um toque mais infantil, ou seja, de ingenuidade, uma característica perceptível durante a cena do beijo.

Sam está sempre relacionado à cor amarela usada em seu lenço, alguns dos seus broches e em sua barraca, simbolizando a inteligência, já que o personagem demonstra muito conhecimento alcançado pelo estudo de geografia e técnicas de acampamento.

 

E aí, já deu para ter uma ideia de como aplicar essas técnicas em seu trabalho? Lembre-se que a busca por referências é uma das coisas mais importantes para o desenvolvimento de seu próprio estilo. Fique de olho nas nossas próximas dicas e inspire-se!